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fonte;http://tudoplus.com |
Quem lê a Pedagogiada Autonomia da Paulo Freire se depara com a sugestão de uma forma ideal de como o educador deveria se portar diante do educando afim de formá-lo em dois aspectos: um no sentido estrito de formação geral de educação e outro mais amplo de formação de um novo homem: mais pensante, crítico e consciente de si, se conhecendo como alguém que está no mundo para viver no mundo e não para ser um excluído.
Freire, com esse seu livro, participa do discurso como um intermediador que liga o educador ao educando através de sugestões para sua prática pedagógica ir fornecendo as ferramentas necessárias para consertar o proceso de ensino-aprendizagem mecãnico,( que em sua visão é um mero transferidor de conhecimentos do professor para o aluno) , em um verdadeiro formador(de opiniões) e formado (no sentido literal).
Freire diz que as condições suficientes está na mudança do pensamento do professor associado à maneira do agir, que resultaria no que ele denomina de " O Pensar Certo" ( forma que Freire adota para o dever do professor pensar como educador), de forma que se promova diálogos entre educadores e educandos na base da releitura de conceitos, onde o respeito à oipiniôes e diversidades de visão de mundo sejam respeitados, cabendo ao educador apenas fazer o educando se "criticizar" e enxergar sua posição no mundo e assim decidir-se por si mesmo sobre sua vida social e política. A isso ele chamou de educação epistemológica.
Freire diz que as condições suficientes está na mudança do pensamento do professor associado à maneira do agir, que resultaria no que ele denomina de " O Pensar Certo" ( forma que Freire adota para o dever do professor pensar como educador), de forma que se promova diálogos entre educadores e educandos na base da releitura de conceitos, onde o respeito à oipiniôes e diversidades de visão de mundo sejam respeitados, cabendo ao educador apenas fazer o educando se "criticizar" e enxergar sua posição no mundo e assim decidir-se por si mesmo sobre sua vida social e política. A isso ele chamou de educação epistemológica.
Esse livro é baseado na educação para os oprimidos e talvez por sso há tanta preocupação do autor em fazer com que o educador passe a promover formas do educando se situar no ambiente político-social-econõmico em que está inserido para poder mudar sua realidade. Porém, não significa que sua obra está restrita apenas ao ambiente da alfabetização de adultos , dado que esta é universalmente aplicada em outro ambientes escolares e principalmente na universidade.
Exemplo disso é a UFSB que tem seu ensino baseado no pensamento de Paulo Freire, onde estudo e me sinto inserido como um ser pensante , que tem opinião, e não como um "vaso vazio" que tem que ser preenchido por conhecimentos que vem para eu acreditar como verdades absolutas.
Esse processo é feito á base de círculos de conversas,onde há trocas de conhecimentos entre alunos e professores, onde todos aprendem juntos. Diferentemnte do que acontecia nas outras faculdades que já passei como a UESC por dois cursos (química e engenharia de produção),UNOPAR, UNIFACS,UNIP e FMT e nenhuma dessas tem esse diferencial e talvez por isso não consegui me encontrar no curso ideal e me evadi dos 8. Muito obrigado Paulo Freire.
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